ícone que simboliza a ação Voltar

Voltar

Busca
Icone Busca
ícone de perfil do usuário

A seleção bate a França e chega à final da Copa

Na segunda parte do especial sobre o primeiro título da seleção brasileira em mundiais, relembre as duas partidas decisivas antes da final de 1958, na Suécia: a vitória diante do País de Gales e a goleada histórica sobre os franceses. Pelé, com apenas 17 anos, passou a ser chamado de Rei pela imprensa europeia. Com as narrações de Geraldo José de Almeida e Waldir Amaral, faça mais uma viagem no tempo em “90 anos de Copa”. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Escolha entre ouvir os podcasts na íntegra ou apenas trechos

Jovem Pan resgata áudios históricos da Copa de 1982

Silvio Luiz e Flávio Prado formaram uma dupla inesquecível no esporte da TV Record. Mas, em 1982, a Rede Globo teve exclusividade na cobertura do mundial disputado na Espanha. A ideia foi fazer uma transmissão de televisão na Rádio Record, que detinha os direitos para o veículo. O slogan "abaixe o som da sua TV e se ligue na Record" caiu na boca do povo e milhares de pessoas acompanharam as partidas da inesquecível seleção brasileira de 1982 com a irreverência de Silvio Luiz e as reportagens de

Jovem Pan recupera áudios da Copa de 1958

Mais uma homenagem ao narrador esportivo Oduvaldo Cozzi. Gravações dele da Copa de 1958 eram dadas como perdidas, mas a Jovem Pan localizou os áudios em um antigo disco comemorativo. Nesse episódio, acompanhe ainda um resumo da trajetória do Rei Pelé. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Osmar Santos narra a final da Copa de 1974

Um dos maiores narradores esportivos do país também marcou época na Jovem Pan. Nascido em Osvaldo Cruz, interior paulista, Osmar Santos esteve na Alemanha, em 74, e participou da cobertura do mundial. Nesse episódio de 90 anos de Copa, ouça um compacto do duelo decisivo, em Munique, entre os alemães e os holandeses. Os donos da casa surpreenderam a "laranja mecânica" e conquistaram o bicampeonato. See omnystudio.com/listener for privacy information.

O Brasil goleia a Itália e conquista o tri

Em "90 anos de Copa", relembre a vitória da seleção no duelo contra os italianos, em 21 de junho de 1970. Ao contrário da temporada anterior, agora ouça um compacto do jogo nas vozes de Jorge Curi e Waldir Amaral: a conquista que eternizou a seleção brasileira. See omnystudio.com/listener for privacy information.

A seleção exorciza os fantasmas e chega à final

Relembre os momentos marcantes do duelo entre Brasil e Uruguai na semifinal da Copa de 1970. Ouça um compacto especial com as eternas vozes do rádio: Joseval Peixoto e Fiori Gigliotti. Duas décadas depois da derrota da seleção para os uruguaios, no Maracanã, a equipe de Zagallo venceu a "Celeste Olímpica", em Guadalajara, e carimbou o passaporte para a decisão. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Brasil vence o Peru e chega à semifinal, no México

Na nossa viagem pela Copa de 1970, paramos no dia 14 de junho. A seleção brasileira enfrentou o Peru, em Guadalajara, pelas quartas de final. Destaque para as atuações de Tostão, Pelé, Rivellino e Jairzinho. Ouça um compacto especial do duelo com as eternas vozes do rádio: Pedro Luiz e Fiori Gigliotti. See omnystudio.com/listener for privacy information.

O Brasil vence a Romênia e garante a classificação na liderança

A Jovem Pan revive a campanha da seleção brasileira na Copa de 1970 e destaca a vitória suada diante da Romênia por 3 a 2, em Guadalajara, no México. O resultado garantiu a classificação da equipe comandada por Zagallo em primeiro lugar no Grupo C. Relembre o duelo contra os romenos com a narração de Joseval Peixoto e Pedro Luiz. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Brasil vence o "jogo do século" contra a Inglaterra

A viagem pela Copa de 1970 continua e agora, em destaque, o duelo inesquecível contra os ingleses: vitória apertada por 1 a 0, gol de Jairzinho. Ouça um compacto especial nas vozes de Joseval Peixoto, Pedro Luiz e Fiori Gigliotti. See omnystudio.com/listener for privacy information.

A conquista do tricampeonato foi o coramento definitivo de Pelé

No ano em que o Rei do futebol chega aos 80 e a vitória no México completou cinco décadas, em junho, relembre, em compactos especiais, a campanha da seleção brasileira na Copa de 1970. Nesse episódio, em destaque a vitória diante da Tchecoslováquia, por 4 a 1, no Estádio Jalisco, de Guadalajara, com as eternas vozes do rádio: Joseval Peixoto, Fiori Gigliotti e Waldir Amaral. See omnystudio.com/listener for privacy information.

O Rei das Copas faz 80 anos

Pelé, o Rei do futebol, também é o "Rei das Copas". Edson Arantes do Nascimento, o eterno camisa 10 da seleção brasileira, conquistou três mundiais como jogador: 1958, 1962 e 1970. Nesse episódio, ouça os 12 gols marcados por Pelé em Copas e confira momentos marcantes da carreira do Rei que completa 80 anos em 23 de outubro de 2020. See omnystudio.com/listener for privacy information.

O rádio é testemunha da derrota em 1950

Depois de duas goleadas históricas, a seleção brasileira não conseguiu superar o Uruguai e ficou com o vice-campeonato mundial em 1950. A derrota, em pleno Maracanã, é até hoje uma das mais dolorosas do esporte nacional. Acompanhe um compacto do duelo de 16 de julho de 1950 nas vozes de Antonio Cordeiro e Jorge Curi, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Brasil humilha a Espanha em duelo histórico da Copa de 1950

Depois de golear a Suécia por 7 a 1, a seleção brasileira arrasou os espanhóis por 6 a 1, em um dos maiores espetáculos da história do Maracanã, em 13 de julho de 1950. Zizinho foi um dos destaques da partida do mundial. A torcida, eufórica, cantava a marchinha "Touradas em Madri". Ouça os melhores momentos do duelo contra a Espanha: a narração é de Jorge Curi e de Antonio Cordeiro, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. See omnystudio.com/listener for privacy information.

O Brasil já venceu por 7 a 1 em uma Copa do Mundo

A maior derrota da seleção brasileira em 90 anos de Copa é o 7 a 1 para a Alemanha, em 2014. Mas pouca gente sabe que a equipe nacional já venceu um jogo de mundial pelo mesmo placar. Em 1950, o Brasil massacrou a Suécia na estreia da segunda fase da competição, no Maracanã. Faça uma viagem no tempo com um compacto especial da partida disputada em 9 de julho de 1950. Jorge Curi e Antonio Cordeiro, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, narram o jogo. See omnystudio.com/listener for privacy inf

Jovem Pan recupera áudios históricos da Copa de 1966

O mundial, disputado na Inglaterra, não traz boas recordações ao futebol brasileiro. Depois do bicampeonato, em 1958 e 1962, a seleção nacional fez uma campanha pífia e ficou apenas em décimo primeiro lugar, sendo eliminada na primeira fase. Como a primeira Copa transmitida ao vivo pela TV, via satélite, foi a de 1970, em 1966 os brasileiros ainda acompanharam o mundial pelo rádio. No entanto, a TV Tupi teve exclusividade para exibir os teipes dias depois das partidas. O narrador principal

Oduvaldo Cozzi deu voz aos lances do bicampeonato mundial

O podcast "90 anos de Copa" presta uma homenagem ao narrador esportivo Oduvaldo Cozzi, um dos maiores nomes do rádio e da TV. Ele tinha uma voz cadenciada e um repertório de palavras de fazer inveja. Neste episódio, ouça as narrações dos jogos da seleção brasileira na conquista do bicampeonato mundial de futebol, no Chile, em 1962. Uma viagem no tempo com áudios inesquecíveis. See omnystudio.com/listener for privacy information.

O “Show de Rádio” divertia os ouvintes também durante a Copa

O “Show de Rádio” marcou época na Jovem Pan e misturava futebol e humor. Estevam Sangirardi criou personagens inesquecíveis para o programa campeão audiência, principalmente na década de 70. Nesse episódio de “90 anos de Copa”, acompanhe a edição que foi ao ar no dia em que a seleção brasileira disputou contra a Itália o terceiro lugar do Mundial de 1978, na Argentina. Faça mais uma viagem no tempo e mate a saudade de “Sanja” e do “Show de Rádio”. See omnystudio.com/listener for privacy in

Depois dos fracassos, a "taça do mundo é nossa"

Em "90 anos de Copa", relembre o duelo decisivo que levou a seleção brasileira ao primeiro título mundial de futebol. Em Estocolmo, a Suécia, dona da casa, não resistiu à genialidade de Pelé, Garrincha, Vavá, Didi, Zagallo, Nílton Santos e os demais comandados de Vicente Feola. Coube ao capitão Bellini, erguer a Jules Rimet. Acompanhe os momentos principais da goleada brasileira, 5 a 2, nas eternas vozes do rádio: Geraldo José de Almeida, Waldir Amaral, Pedro Luiz e Edson Leite. See omnystu

A seleção bate a França e chega à final da Copa

Na segunda parte do especial sobre o primeiro título da seleção brasileira em mundiais, relembre as duas partidas decisivas antes da final de 1958, na Suécia: a vitória diante do País de Gales e a goleada histórica sobre os franceses. Pelé, com apenas 17 anos, passou a ser chamado de Rei pela imprensa europeia. Com as narrações de Geraldo José de Almeida e Waldir Amaral, faça mais uma viagem no tempo em “90 anos de Copa”. See omnystudio.com/listener for privacy information.

O rádio transmite a emoção da primeira conquista brasileira

O podcast "90 anos de Copa" está de volta e, na abertura da terceira temporada, destaque para o título do Brasil em 1958, na Suécia. Faça uma viagem no tempo com as vozes marcantes de Geraldo José de Almeida e de Waldir Amaral. Depois dos fracassos nas Copas de 1950 e 1954, finalmente o escrete nacional conquistou a taça Jules Rimet. Acompanhe o primeiro dos três episódios sobre a façanha da seleção, quando o mundo conheceu Pelé e Garrincha. See omnystudio.com/listener for privacy informat

A Copa vive hegemonia europeia

Desde 2006, apenas europeus são campeões do mundo. Itália, Espanha, Alemanha e França conquistaram as últimas quatro Copas, em um predomínio continental jamais visto desde 1930. Nesse episódio, faça uma viagem com Nilson César, o narrador mais longevo da história da Jovem Pan. Se em 2006, 2010, 2014 e 2018 apenas europeus ergueram a taça, a seleção brasileira só coleciona fracassos. See omnystudio.com/listener for privacy information.

O Brasil é penta no oriente

Depois da frustração pela derrota em 1998, a seleção brasileira foi tentar o quinto título mundial na Copa organizada em conjunto por Japão e Coreia do Sul. A equipe, comandada por Luiz Felipe Scolari, fez uma das maiores campanhas de toda a história ao vencer os sete jogos disputados. Em “90 anos de Copa”, acompanhe a trajetória do Brasil e a superação pessoal de Ronaldo, artilheiro da competição com oito gols. Nesse episódio, participações especiais de Wanderley Nogueira e de Vampeta. See

A França recebe a Copa depois de 60 anos

Após a conquista do tetracampeonato, a seleção brasileira começou a sonhar com o penta. O mundial disputado na França foi o primeiro com trinta e duas seleções. O Brasil, comandado por Zagallo, chegou à final diante dos donos da casa, mas Ronaldo passou mal horas antes da partida, o que desestabilizou a equipe. Na finalíssima, o mundo acompanhou o show de Zidane e o penta teve de ser adiado por quatro anos. Acompanhe a trajetória da seleção brasileira na Copa de 1998 com os áudios históricos

Depois de 24 anos, finalmente o Brasil é tetra

A seleção brasileira ficou cinco Copas sem chegar ao topo, mas voltou a erguer a taça em 1994, nos Estados Unidos. Romário e Bebeto eram as esperanças de gols da equipe comandada por Carlos Alberto Parreira. A imprensa execrava o treinador pela forma como jogava a seleção. No entanto, o Brasil finalmente saiu da fila. No podcast "90 anos de Copa", relembre a campanha vitoriosa e a inesquecível final contra a Itália que só foi decidida nos pênaltis. See omnystudio.com/listener for privacy info

As vozes da emoção: ouça compacto da final de 1970

Viaje até o Estádio Azteca, na Cidade do México, com as ondas da Jovem Pan. Cinquenta anos depois, ouça um compacto de meia hora da decisão da Copa de 1970 com as vozes inesquecíveis do rádio: Joseval Peixoto, Fiori Gigliotti e Pedro Luiz. No dia 21 de junho daquele ano, a seleção brasileira arrasou a Itália por 4 a 1 e conquistou o tricampeonato mundial de futebol. Carlos Alberto Torres ergueu a taça Jules Rimet: o futebol arte estava consagrado em definitivo. See omnystudio.com/listener for

Copa de 1970: emoção nas vozes do rádio e da TV

No mês em que a conquista do tricampeonato mundial completa 50 anos, relembre as jogadas e os lances daquela seleção inesquecível nas vozes dos narradores do rádio e da televisão. Joseval Peixoto, Pedro Luiz, Fiori Gigliotti, Fernando Solera, Walter Abrahão, Oduvaldo Cozzi e Geraldo José de Almeida relataram com emoção as jogadas de Pelé, Jairzinho, Rivellino, Tostão, Gérson, Carlos Alberto, Clodoaldo e de todo o esquadrão. O tricampeonato garantiu a conquista definitiva da Jules Rimet. See o

A rivalidade entre Brasil e Argentina: Copa de 1978

A Jovem Pan convida você a viajar até o ano do mundial disputado na Argentina. Em meio a uma das mais ferrenhas ditaduras da América do Sul, a seleção, comandada por Cláudio Coutinho, enfrentou os donos da casa na segunda fase, duelo que acabou empatado por 0 a 0. O Brasil terminou a Copa de forma invicta, mas em terceiro lugar, depois de uma vitória diante da Itália: 2 a 1. Até hoje, a classificação da Argentina para a final contra a Holanda, goleada por 6 a 0 diante do Peru, é contestada. S

Gylmar e Didi: a elegância em campo

Gylmar dos Santos Neves, isso mesmo, Gylmar com Y, foi um dos grandes goleiros da história do futebol brasileiro. Conheça o perfil do arqueiro que marcou época no Santos e no Corinthians e foi bicampeão com a seleção brasileira nos mundiais de 1958, na Suécia, e 1962, no Chile. Nesse episódio de “90 anos de Copa”, acompanhe também a história de outro bicampeão mundial: Waldir Pereira, Didi, dono absoluto do meio de campo da seleção brasileira. Inventor do chute “folha seca”, ele é um dos grande

Nelson Rodrigues: as vitórias da seleção em palavras

O pernambucano Nelson Rodrigues era, antes de tudo, um torcedor inveterado da seleção brasileira. Acompanhe nesse episódio de "90 anos de Copa", o que o dramaturgo escreveu sobre os títulos de 1958 e 1962. Na Suécia, na primeira conquista da seleção, o complexo de vira-latas chegou ao fim. No Chile, em 1962, Nelson Rodrigues não se cansou de exaltar Amarildo, substituto de Pelé, contundido no segundo jogo. Faça uma viagem no tempo com os áudios históricos do arquivo da Jovem Pan. See omnystudi

Zizinho: o craque injustiçado

O "Mestre Ziza", craque de primeira grandeza do futebol brasileiro, passou a vida explicando a derrota da seleção nacional para o Uruguai, em 1950. Nesse episódio de 90 anos de Copa, conheça a história de Tomás Soares da Silva, que foi considerado o melhor jogador daquele mundial. Em 1999, o ex-meia direita nos concedeu uma entrevista exclusiva na casa dele, em Niterói, no Rio. Zizinho morreu em 2002. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Os magiares húngaros fazem história, mas não são campeões

Faça uma viagem no tempo até o ano de 1954: ano de eleição e de Copa do Mundo, na neutra Suíça. Apesar de contar com bons jogadores, a seleção brasileira era inexperiente e perdeu para a poderosa Hungria por 4 a 2. O duelo ficou conhecido como a "batalha de Berna". Com áudios históricos da Jovem Pan, da Rádio Nacional e do Repórter Esso, relembre a participação da equipe nacional, comandada por Zezé Moreira. Ouça ainda uma conversa com Flávio Prado sobre o histórico time húngaro.  See omnystud